A testosterona é um hormônio andrógeno produzido em homens, embora presente em pouca quantidade no organismo feminino, ela é responsável pro atribuir as características masculinas como o tom de voz, pêlos, força, ganho de massa muscular, barba, entre outros.

A partir dos 30 anos de idade, os níveis desse hormônio começam a declinar nos homens e algumas das alternativas envolvem reposições e estimulação para regular os níveis de testosterona. Como esse é um hormônio essencial masculino, é comum a busca por produtos como o gel macho macho, que estimule um melhor desempenho sexual. Mas, existem outras maneiras de melhorar os níveis do hormônio, com exemplo, melhorando a alimentação e praticando exercícios físicos.

Benefícios da testosterona no organismo

 

 

1) Aumento da massa muscular e força

Quanto mais altos forem os níveis de testosterona, mais fácil será ganhar massa muscular e força.

É importante ter em mente que quanto maior o percentual de gordura, menores serão os níveis de testosterona, o que dificulta o ganho de massa muscular. Outro fator a ser considerado é que a baixa produção de testosterona, pode estar associada a gordura visceral, onde a pessoa corre o risco de desenvolver diabetes e resistência a insulina.

Portanto, para ganhar massa muscular e regular os níveis de testosterona é importante perder peso.

 

2) Ossos mais fortes

A testosterona deixa os ossos mais fortes. Para as mulheres é importante regular os níveis, mesmo que sua produção seja baixa, pois, após a menopausa o risco de desenvolver osteoporose é maior.

 

3) Melhora o desempenho sexual e aumenta a libido

Esse hormônio ajuda a melhorar o organismo na parte sexual. Melhora as ereções e desempenho.

Como aumentar os níveis de testosterona naturalmente?

 

Se você tem uma dieta moderadamente saudável e equilibrada, não terá um déficit e, portanto, não precisará de suplementação. Não fique obcecado com esta seção.
O que vem a seguir é muito mais importante:

Consuma alimentos ricos em zinco e magnésio

Esses minerais são fontes importantes que auxiliam na produção do hormônio, principalmente na produção de espermatozóides.

Aumente sua ingestão de gordura

As gorduras são essenciais quando se trata de aumentar seus níveis de testosterona.

Tanto as gorduras saturadas quanto as monoinsaturadas estão diretamente relacionadas ao aumento da testosterona, diferentemente da poliinsaturada e trans.

Proteína

É necessário consumir cerca de 1,5-2 gramas / kg de peso corporal .  A proteína possui propriedades essenciais para a produção de testosterona e ganho de massa muscular.

Colesterol

A testosterona é sintetizada a partir do colesterol, uma substância que tem sido demonizada, mas tem funções básicas, tais como o acima mencionado, como sendo uma parte essencial das paredes celulares e biliar.

Além disso, mantendo altos os níveis de colesterol HDL, você aumentará seus níveis naturais de testosterona.

Quais alimentos consumir:
  • Abacate
  • Nozes
  • Amendoim
  • Peixes
  • Carnes magras
  • Frango
  • Feijão
  • Banana
  • Ostras
  • Cogumelos
  • Uva
  • Romã
  • Ovos

Entre outros.

Não podemos esquecer que o sono e exercícios físicos são essenciais para estimular a produção desse hormônio. Com uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e melhora nos hábitos de vida, é possível desfrutar de todos os benefícios que a produção desse hormônio disponibiliza.