Confira super dicas do Médico das Celebridades Dr Eduardo gomes de azevedo

eduardo gomes de azevedo

O renomado médico ortomolecular, Dr. Eduardo Gomes de Azevedo, nacionalmente conhecido por tratar celebridades explica como ter uma beleza natural através da alimentação.

Segundo o médico Eduardo Gomes de Azevedo, o segredo para ter uma pele perfeita começa na mesa. Ao contrário do que muitos pensam, uma alimentação natural e nutritiva é o método mais eficaz de garantir a saúde e beleza da cútis. Além de ser muito mais seguro e econômico do que investir em tratamentos estéticos caros e, muitas vezes, invasivos. Um cardápio saudável pode ajudar a reduzir a oleosidade e deixar a pele bonita, hidratada, livre de manchas, acnes e, até mesmo, ruguinhas e marcas de expressão.

Basta observar os rótulos dos principais cremes e cosméticos para notar que suas fórmulas contam com componentes antioxidantes, além de vitaminas e minerais.

E esses nutrientes são extraídos, justamente, dos alimentos. Essas substâncias são a base da construção dos nossos tecidos, por isso, nada melhor do que suprir essa necessidade de dentro para fora antes de recorrer a métodos mais extremos para melhorar a aparência da pele. Além de saborosos, alguns alimentos também são funcionais.

Conhecidos também como superalimentos, eles possuem propriedades que ajudam a ativar a circulação sanguínea, combatem inflamações e ainda são fontes de vitaminas que estimulam a renovação da pele.
Uma dieta balanceada, que prioriza ingredientes naturais, é capaz de fornecer todo o aporte nutricional que o organismo precisa para se manter saudável, e isso também se reflete na aparência da pele, unhas e cabelos.

Por isso, um cardápio rico em substâncias antioxidantes, fibras, citrinos, vitaminas e sais minerais é fundamental para a saúde das células e tecidos. E essas substâncias são responsáveis pela maciez e o brilho natural da pele, fortalecimento das unhas e, até mesmo o crescimento capilar.
Sabe aquelas receitas da vovó, cheias de ingredientes caseiros e naturais?

Elas também voltaram com tudo e estão em alta no mundo da beleza. Inclusive, os alimentos também invadiram o setor de cosméticos. Atualmente as marcas investem cada vez mais nessa matéria prima em detrimento de substâncias geneticamente modificadas, componentes sintéticos e aditivos químicos.
Além de nutrir de dentro para fora, as propriedades benéficas desses ingredientes também podem ser aproveitadas no uso tópico, como é o caso de muitos produtos para o cabelo, pele e unhas que encontramos no mercado.

A proposta é nutrir, potencializar a saúde, prevenir os danos externos e minimizar a ação do tempo. Para garantir um tratamento ainda mais eficaz e completo a especialista afirma que é possível aliar uma alimentação saudável ao uso desses cosméticos naturais. Por isso, vale a pena, além da dieta, ficar de olho na composição dos seus produtos de beleza.

Alguns dos principais ingredientes que devem estar regularmente em seu cardápio e na fórmula dos seus cosméticos para potencializar ainda mais sua saúde e beleza são: óleo de coco, entre os óleos vegetais, este é, sem dúvidas, o queridinho de quem busca uma rotina mais saudável. Consumido em receitas doces, salgadas ou em substituição do óleo comum em preparações mais leves, esse ingrediente é rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E, ideais para manter a pele hidratada, macia e longe das rugas, por isso é muito comum encontrá-lo na composição de cosméticos hidratantes para a pele e cabelos. Além disso ele contém ácido láurico, um agente antibacteriano e antiviral poderoso, capaz de proteger o corpo contra vírus, infecções e inflamações.

Já o leite de coco, além de substituir o leite de vaca para aqueles que sofrem com alergia à lactose, também é muito usado em sobremesas e receitas. Rico em vitamina C, B1, B3, B5 e B6, além de sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês, o leite de coco ajuda a proteger contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta do sol e promove uma pele e um cabelo mais saudáveis. Ele também é eficaz no tratamento de queimaduras solares, no uso tópico, reduzindo a vermelhidão e restaurando a umidade da pele, além de suavizar e prevenir o ressecamento e a descamação.

Rico em óleos que restauram a hidratação natural da pele e dos cabelos, o abacate pode ser usado in natura diretamente sobre a área tratada. Mas, atualmente, também é possível encontrar diversos cremes e produtos capilares com o óleo da fruta como princípio ativo e, além da hidratação, um de seus efeitos mais notáveis é o brilho que ele confere às madeixas. Para ficar ainda melhor, ele pode ser aplicado em qualquer tipo de pele ou cabelo, pois não provoca oleosidade excessiva, pelo contrário, suas gorduras boas são importantes para garantir mais elasticidade.

O abacate também é uma ótima fonte de vitaminas A, D e E, e o uso tópico é indicado à vontade, no entanto, como alimento, a fruta deve ser consumida com moderação, já que, em excesso, pode colaborar para o ganho de peso.

A vitamina C presente nas frutas cítricas ajuda a proteger a pele dos danos solares e ainda contribui para a formação do colágeno. Além de consumir a fruta in natura ou em receitas mais elaboradas, também é possível aplicar diretamente na pele ou misturar com outros ingredientes e cremes para potencializar os efeitos.

Esse nutriente, além de ser um poderoso antioxidante, ainda tem a função de uniformizar o tom da pele. Por isso, inclua na sua rotina frutas como limão, acerola, laranja, kiwi, morango entre outras frutas.
Famosa no verão por turbinar o bronzeado, a cenoura inda possui o ácido lipóico capaz de revitalizar a pele do rosto e, de quebra, ainda ajuda a combater os radicais livres, prevenindo contra o aparecimento das rugas e o envelhecimento precoce da pele, graças às suas propriedades antioxidantes. Ela também concentra uma boa quantidade de vitamina A, graças aos seus betacarotenos, que são precursores desse nutriente, por isso ela é muito eficaz no tratamento de acne e peles oleosas. E ela ainda atua na síntese do colágeno, proteína que garante mais firmeza à pele.

Além de ser delicioso e amplamente usado na culinária, o mel possui imensa versatilidade quando a receita é voltada para a beleza. Aplicado na pele ou nos cabelos, ele tem a função de esfoliar o corpo, quando misturado a algum agente, hidratar lábios ressecados, clarear manchas, aliviar queimaduras provocadas pelo sol e tratar os cabelos. Ele contém ácido glucônico, que ajuda na remoção de células mortas, promovendo o aspecto saudável na pele. Sua composição é rica em água, minerais, aminoácidos e vitaminas do complexo B, C, D e E, por isso ele não pode ficar de fora da sua rotina de cuidados com a pele e cabelos.

O ovo já sofreu com uma injusta fama, mas, nos últimos tempos a ciência provou que, além de ser um ingrediente do bem, ele também é fundamental para a nossa saúde, por isso não pode ficar de fora da dieta. Mas a proteína do ovo tem um potencial ainda maior, por isso, é cada vez mais comum encontrar receitas caseiras que incluam o ingrediente e, até mesmo, diversos cosméticos que já exploram seus benefícios em suas fórmulas. Graças ao seu alto teor de minerais, como o enxofre, além das vitaminas A, B, D e E, o ovo atua no fortalecimento capilar, promovendo o crescimento saudável dos fios. E seus benefícios se estendem também para as unhas e pele. A albumina, presente em grande quantidade no alimento, é uma proteína poderosa com poder cicatrizante e efeito tensor que ajuda a deixar a pele mais lisa e minimizar a flacidez.

Para potencializar ainda mais os efeitos da alimentação e dos cosméticos a dica do Dr. Eduardo Gomes de Azevedo é apostar em ingredientes naturais e marcas confiáveis. A alimentação correta pode fazer toda a diferença em um tratamento para a pele, seja ele estético ou dermatológico. É possível aliar a dieta a receitas caseiras para o uso tópico e produtos cosméticos funcionais. Além disso, é importante buscar a orientação de um especialista para verificar o que é mais adequando ao seu tipo de pele. Para quem deseja extrair o máximo de benefícios com segurança, o ideal é investir em produtos que priorizem os ativos da natureza, reduzindo a quantidade de substâncias sintéticas e aditivos químicos, que podem causar danos a longo prazo. Por isso, investir no natural não é só mais saudável, como também é uma forma de prevenção.

Se você investe muito em cremes hidratantes, xampus, máscaras e fortalecedores de unhas, pode ser o momento de repensar sua alimentação. É indiscutível a importância do que você come para sua saúde – e o mesmo também vale para ter cabelos, pele e unhas saudáveis.
De nada adianta a pessoa usar muitos cremes se não houver uma alimentação para hidratação da pele e manutenção da beleza.

O mais importante é comer o alimento vivo, natural, orgânico e não processado. Dr. Eduardo Gomes de Azevedo reitera que, a função da alimentação é repor enzimas, vitaminas e sais minerais do organismo que são responsáveis pela saúde da pele, unhas e cabelos. O que se come também pode evitar o envelhecimento precoce. Os alimentos que têm potencial antioxidante, como frutas vermelhas, combatem os radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento e surgem devido a deficiência alimentar e stress.

Cansaço, oscilação de humor e perda da vitalidade são os principais sintomas de uma pessoa que exagera no consumo de alimentos industrializados. Os sinais de má alimentação também são claramente percebidos na beleza: queda de cabelo, fios sem brilho, unhas com manchas brancas ou quebradiças.
As proteínas também são fundamentais para a beleza da pele, mas a nutricionista ressalta que a capacidade de regeneração do corpo é maior quando consumimos menos proteína animal. Ela passou a proporção que considera ideal, cada grupo a seguir pode ser consumido duas vezes por semana: carne vermelha; proteína vegetal (tofu, shitake e outros cogumelos); peixes e frutos do mar; ovos e frango.
O médico ainda citou uma lista com os melhores alimentos para: as unhas – amêndoas, castanhas, cogumelos, frutos do mar, cereais e grãos integrais; Cabelos – aveia, algas marinhas e lêvedo de cerveja; e pele – cereais integrais, principalmente, aveia. Por outro lado, cinco alimentos inimigos da saúde corporal são: alimentos processados, industrializados, com corantes; frituras e gorduras aquecidas; açúcar branco; cafeína; e refrigerantes.

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