colágeno para cabelos

Colágeno: É a proteína estrutural mais abundante no corpo, e é mais do que apenas uma moda nova, popularizada por diferentes personalidades e marcas de estilo de vida. Toma a forma de uma hélice tripla composta do motivo contínuo repetitivo, Gly-XY, onde Gly é glicina, X é prolina (Pro) e Y é hidroxiprolina (Hyp). Os dois últimos aminoácidos são específicos das estruturas de colágeno. Esses blocos de proteína formam a estrutura da pele, tendões, ossos e dentes e são essenciais para a saúde e manutenção dessas estruturas ao longo da vida.

O colágeno é encontrado naturalmente no tecido conjuntivo de animais terrestres, como humanos, vacas e galinhas, bem como em algumas espécies marinhas, incluindo peixes. Ela representa cerca de 25% do conteúdo de proteína dos nossos corpos e é útil na reparação de tecidos moles.

As pessoas que consomem proteína animal regularmente em sua dieta estão consumindo algum colágeno; no entanto, as proteínas da carne muscular não possuem as proteínas ricas encontradas no tecido conjuntivo. Indivíduos que rotineiramente tomam um caldo de osso tradicionalmente preparado beneficiam-se do colágeno extraído do tecido cartilaginoso usado na preparação do caldo. Além disso, estudos mostram que formas facilmente digeridas e absorvidas de colágeno, como aquelas encontradas em suplementos dietéticos de qualidade, podem ter uma taxa de absorção ainda maior do que alimentos tradicionalmente preparados.

Diferentes tipos de colágeno

Seja de fontes animais ou marinhas, todo o colágeno vem de aminoácidos, os blocos de construção de proteínas no corpo. Os colágenos animais e marinhos são constitucionalmente os mesmos – isto é, são compostos dos mesmos aminoácidos – no entanto, as fontes animais têm uma quantidade maior de alguns aminoácidos (prolina e hidroxiprolina, especificamente).

A pesquisa mostra que existem mais de 28 tipos diferentes de colágeno, mas os três mais abundantes são os tipos I, II e III. Esses tipos de colágeno formam as fibrilas estruturais dos tecidos, enquanto os demais participam da associação dessas fibras com outros tecidos. 2

  • Tipo I: Esta é a forma mais abundante de colágeno e é encontrada em tendões e em todo o corpo. É um bloco de construção chave para cabelo, pele, unha, vaso sanguíneo e saúde dos dentes.
  • Tipo II: Este tipo de estrutura de colágeno é encontrado com mais freqüência na cartilagem articular.
  • Tipo III: Esta é a segunda forma mais abundante de colágeno e é sempre encontrada em associação com o colágeno tipo I.

Qual é a diferença entre o colágeno hidrolisado, os peptídeos de colágeno e a gelatina?

  • A gelatina é a forma desnaturada de colágeno, mas é embalada em uma estrutura diferente de outras formas de colágeno. É criado por hidrólise parcial (quebra) da proteína de comprimento total, e dependendo do processo de extração utilizado, a gelatina pode variar em propriedades funcionais, apesar de ter o mesmo conteúdo de aminoácidos que o colágeno. A gelatina, também considerada a forma cozida de colágeno, geralmente sofre um processamento extenso que diminui sua biodisponibilidade. Gelatina mistura bem com água quente e torna-se um sólido gomoso quando resfriado.
  • O colágeno colastrina (também chamado de hidrolisado de colágeno) é o resultado da quebra enzimática (ou hidrólise) da proteína de colágeno de comprimento total, extraída e desidratada (em um pó branco). Contém uma mistura de diferentes tipos e combinações de peptídeos de colágeno. Por causa de seu tamanho menor, o colágeno hidrolisado é mais fácil de digerir e usar. A taxa de absorção do colágeno hidrolisado é superior a 90%, comparada a apenas 27% ou menos dos alimentos.
  • Os peptídeos de colágeno (outro nome para colágeno hidrolisado e hidrolisado de colágeno) envolvem a quebra das ligações moleculares entre as cadeias individuais de colágeno e os peptídeos. Estes são fragmentos de péptidos específicos, normalmente com 2 a 20 resíduos de aminoácidos de comprimento, que possuem actividade biológica. Devido ao seu tamanho menor, esses peptídeos apresentam maior biodisponibilidade e são mais bem absorvidos pela corrente sanguínea. Os peptídeos de colágeno se misturam bem com líquidos quentes ou frios, e essas misturas permanecem líquidas quando em temperatura ambiente e quando estão frias.

Aparência exterior

Além de melhorar a integridade estrutural e a elasticidade da pele, o consumo de colágeno tipo I e III também melhora a capacidade da pele de reter umidade e combater a radiação UVB, que por sua vez promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem, de acordo com estudos.

Há também evidências clínicas crescentes dos benefícios do colágeno no fortalecimento das estruturas colágenas dos cabelos e unhas. Um estudo no Journal of Investigative Dermatology revela que o colágeno é fortemente depositado nos folículos pilosos, e a falta de colágeno atrasa o ciclo e o crescimento do cabelo, sugerindo que o colágeno poderia ser uma área potencial que justifica uma investigação mais aprofundada.

Em um estudo de seis meses que analisou unhas quebradiças, os pesquisadores descobriram que a suplementação diária com colágeno resultou em aumento do crescimento das unhas e melhoria das unhas quebradiças, em conjunto com uma diminuição notável na frequência de unhas quebradas.

Força interior e resiliência

Evidências adicionais mostram que a suplementação com colágeno oral estimula a regeneração do tecido colágeno, aumentando não só a síntese de colágeno, mas também a síntese de componentes menores (glicosaminoglicanos e ácido hialurônico). Um desses estudos utilizou questionários validados de autopercepção para medir o conforto articular e a saúde geral das articulações em sujeitos do estudo. Após 90 dias de intervenção, 78% dos participantes do grupo de teste relataram ter menos desconforto articular, e mais de 60% dos participantes concordaram que a saúde das articulações melhorou, aumentando a flexibilidade articular, a mobilidade e reduzindo a rigidez articular. Não houve mudanças estatisticamente significativas no grupo controle.

Como se os benefícios do colágeno dietético adequado visto no cabelo, pele, unhas e articulações não fossem suficientes, também há evidências para apoiar o papel do colágeno e da gelatina na saúde dos ossos. No osso, aproximadamente 95% é colágeno Tipo I, proporcionando resistência viscoelástica, rigidez torcional e capacidade de suporte de carga. O colágeno tipo II também está envolvido na formação óssea, embora seja encontrado principalmente na cartilagem.

Enquanto o corpo de evidências em torno da suplementação de colágeno continua a crescer, os benefícios da suplementação diária com peptídeos de colágeno (colágeno hidrolisado) já podem ser vistos. Existem usos para gelatina e peptídeos de colágeno em cozimento, panificação, smoothies e outros meios; no entanto, a maior taxa de digestão e biodisponibilidade da forma peptídica faz com que este suplemento seja um ótimo complemento para a rotina de saúde de qualquer pessoa.